Como escolher seu torrador

Torradores de café existem de muitos tamanhos e design. Meu primeiro instinto pensando em selecionar uma marca e modelo é pensar em como eu vou trabalhar e qual quantidade eu vou torrar.

Projetar a quantidade é algo mais simples. Não se deve, a meu ver, comprar uma máquina muito maior do que se precisa. Para você torrar com controle, é necessário torrar com frequência. Se você vier a escolher um torrador bem maior do que precisa, vai repetir pouco e demorar mais para ganhar estabilidade e habilidade com as suas torras. Mas com torradores Atilla é relativamente fácil torrar com 20% da carga máxima e isso te dar uma flexibilidade boa para o seu dia a dia.

O segundo ponto importante é como você gostaria de torrar. Tem muitos torradores que são feitos para ter grande estabilidade térmica para facilitar seu trabalho. Eu divido o mercado em dois: quem quer ter uma vida facilitada pelo equipamento e quem quer manter as suas opções abertas para torrar como o café pede para ficar o melhor possível. A minha escolha precisa ser a máquina mais versátil e Torrador Atilla cabe muito bem nessa categoria. Para mim é importante ter controle do giro do tambor porque item relação direto sobre a eficiência do sistema. Além disso, eu preciso ter controle do fluxo de ar e controle bem preciso do queimador. Um torrador com menos estabilidade térmica permite mais flexibilidade nas alterações da velocidade da torra ou mudanças na Taxa de Variação da Temperatura (Rate of Rise / RoR). Para mim, isso é chave para ter como tratar cada café do jeito que merece. O painel de controle com tela toque facilita a operação no dia a dia e permite fazer ajustes precisos com facilidade, importante para você trabalhar com mais tranquilidade e certeza do resultado. Não esqueça a chaminé. Ela faz um papel importante na operação do seu torrador e ajuda a “amortecer” seus ajustes através do fluxo de ar natural do ar quente subindo.

Outro aspecto importante é a facilidade de desmontar e fazer manutenção e limpeza do seu sistema. Limpeza na parte de exaustão é importante não somente por causa da sua segurança, mas também para você manter o sistema eficiente e previsível. Quem não faz limpeza com frequência vai encarar mais instabilidade e ter mais dificuldade de manter um perfil sensorial estável. O novo coletor de película é muito eficiente, faz muito bem o seu trabalho de reter película e é fácil de limpar. Quanto mais fácil de fazer, é mais provável que vai cuidar melhor do seu torrador.

Ao final, a escolha é sua. Você que sabe como quer trabalhar e qual nível de qualidade quer atingir. Na minha experiência, mais opções sempre é positivo e quem torra muitas bateladas consecutivas ficam bem mais expertos no que faz.