Implantação passo a passo


Tipo do café

Primeiramente é importante saber o tipo de produto que se deseja inserir no mercado. Cafés especiais tem crescimento de consumo de 18% ao ano. Mas se for trabalhar com cafés tradicionais cada região tem preferência por um determinado tipo de bebida, variando na qualidade do café arábica e na porcentagem de conilon robusta.


Fornecedor de grãos

Caso o torrefador não seja produtor e, portanto, tenha que adquirir o grão de terceiros, deve-se escolher bem seu fornecedor, alguém de sua confiança ou por indicação confiável. No mercado de cafés especiais conhecer o produtor e o trato dados aos cafés é o diferencial.


Escolha da marca

Escolher o nome fantasia do café (marca) é um dos pontos de maior importância. É sempre bom compartilhar com amigos sempre que surgir uma ideia para a marca, pois eles darão feedback antecipado.


Registro da marca

Uma vez escolhida a marca do café, deve-se procurar uma empresa de registro de marcas e patentes, que fará uma pesquisa junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) para constatar se há ou não registro do nome por outra empresa. Não havendo registro anterior poderá registrá-lo, obtendo assim total exclusividade..


Embalagens

Escolhido o nome e o tipo de grão, passa-se para a fase de definição das características das embalagens e seu design. Importante ponto, pois a embalagem é o marketing mais direto, que fornece a primeira impressão ao cliente.


Fornecedor de embalagem

Pesquisar junto aos fornecedores de embalagem a qualidade de seus produtos e serviços, tempo de entrega, preços e condições de pagamento.


Estrutura das Instalações

Estudar a melhor localização para se instalar os equipamentos. Se for instalar torrefação em vez de cafeteria dê preferência no meio rural. Para torrefações instaladas em perímetro urbano sugere-se a obtenção de equipamentos antipoluentes, para que o aroma e a fumaça não incomodem a vizinhança.


Equipamentos

O planejamento da produção inicial resultará na escolha da capacidade do equipamento mais adequado. É de extrema importância a opção por equipamentos econômicos e eficazes.


Marketing

Divulgar a marca em todos os meios de comunicação possíveis, mantendo canal direto com o consumidor. Não permitir que o produto perca qualidade para manter a credibilidade junto aos clientes.


Registro da torrefação

Para obter maiores informações sobre documentos necessários para a abertura de sua cafeteria/torrefação entre em contato com um contador, ele fará o registro e o acompanhamento mensal de sua empresa. É algo rápido, prático e barato!