Entenda por que moer o café na hora é a melhor opção

O café em grão preserva as características do produto por mais teQuem é um coffee lover sabe que todas as fases da preparação do café são uma atração à parte. Uma dessas fases também pode trazer um melhor resultado na sua xícara, que é a moagem do café pouco antes de prepará-lo. Nos supermercados normalmente já encontramos as opções de café moído. Mas em alguns locais e em lojas de cafés especiais, já é comum a venda do produto em grãos.

Durabilidade do café 

O café em grão sofre menos impacto da oxidação que o café moído

Um dos primeiros motivos de se moer o café na hora está no tempo de duração do produto. A partir do momento em que é moído, ele passa a sofrer mais oxidação a partir do contato com ar, até mesmo dentro da embalagem. Então para manter o frescor e as características de uma boa torra, é importante que ele seja consumido no menor tempo possível depois da moagem. Enquanto ele ainda está em grão, é como se ele estivesse mais protegido, pois o oxigênio estará em contato apenas com a parte externa do grão. Ao passar o café recém moído, você vai perceber um aroma mais agradável. 

Muitos afirmam que bastam alguns minutos após a moagem para o café começar a perder algumas características básicas que prejudicam o sabor e o aroma. Outros especialistas afirmam que ainda é possível ter uma boa qualidade mesmo após alguns dias de moído. Mas é inegável que na maioria das vezes que você compra um café já moído de uma prateleira, ele já estará ali há bastante tempo. 

Caso não tenha interesse em adquirir um moedor de café, a dica é sempre consultar o vendedor da sua loja de café especiais qual foi a data de moagem, e sempre optar pela mais recente. 

Personalização da moagem 

Você pode escolher o tipo de moagem de acordo com a forma como vai preparar o café. 

Ao comprar o café já moído você pode escolher um tipo de moagem: fina, média ou grossa. Mas terá que lidar com aquele mesmo tipo de pó enquanto tiver no estoque. Ao optar por ter um moedor em casa, é possível escolher, entre moagem mais fina a mais grossa, conforme o tipo de extração que fará. Hoje muitos coffee lovers vem usando diferentes métodos de extração para refinar seu paladar. Em um dia você pode escolher um método que deixa sua bebida mais suave ou mais intensa, de acordo com a sua escolha. 

Com um moedor em casa você pode escolher desde aquele café mais fininho até um mais grosso. Para uma cafeteira italiana em casa, podem escolher o tipo de moagem fina, ou, caso queira uma prensa francesa, a moagem mais grossa. 

Moer o café em casa traz essa possibilidade de experimentar novos métodos e sabores. 

Mas como escolher um moedor?

Pensando no crescimento dos interessados por cafés especiais, o mercado tem disponibilizado diversas opções de moedores de acordo com as suas necessidades e o quanto deseja investir. 

Moedor Manual 

Você tem opções das mais baratas as bem caras, onde você mesmo vai operar. Os moedores manuais oferecem em sua maioria a opção de regulagem em que você vai poder decidir se quer o pó mais fino ou mais grosso. Fora que para os mais saudosistas, esse trabalho manual vai proporcionar aquela experiência única de já ir lentamente sentindo o cheirinho de café antes mesmo dele ficar pronto.

Moedor Elétrico

Quem escolhe o moedor elétrico está em busca de praticidade e rapidez. E é isso mesmo que ele oferece. As opções no mercado têm também dos mais baratos aos com um preço mais salgado e é preciso tomar cuidado na hora da escolha. As opções mais baratas possuem lâminas, como as de um processador, o que dificulta a homogeneidade da granulometria na hora de moer o seu café. Dependendo do modelo, também é possível que o motor do aparelho aqueça e esquente o café, fazendo com que o grão perca um pouco a qualidade. Por isso, é preciso ter atenção na hora de escolher o moedor elétrico. 

Os moedores elétricos que utilizam discos oferecem maior homogeneidade da granulometria e costumam custar mais caros.

E quanto custa um moedor de café?

Isso vai depender do quanto pretende investir e dos seus objetivos ao comprar o produto. As opções manuais são encontradas na internet a partir de R$48,90 (encurtador.com.br/yzHIY). Já os elétricos têm uma variedade bem maior de preços e é possível encontrar a partir de R$131,50 (encurtador.com.br/mntMU). 

O importante é sempre ter em mente o que te atende no momento e o que você procura na sua experiência ao tomar seu café! 

Moer na hora trará mais sabor e aroma ao seu café